Todos certamente sabe a fórmula certa para ter um sorriso bonito, branco, sem problemas de saúde, sem mau hálito, enfim, um sorriso admirado por todos, não? A escovação diária é um dos hábitos que deve fazer parte de sua rotina diária para conseguir arrancar elogios, mas apenas escovar os dentes não é o suficiente para garantir melhor saúde e beleza a eles, é preciso que você coloque em prática uma série de cuidados básicos, além de fazer uma visita regular ao dentista. Assim como a pele, os dentes também sofrem com o envelhecimento com o passar dos anos, desta forma, há quem tem maior probabilidade de apresentar marcas que podem ser mais intensas do que outras ou simplesmente não apresentar esta característica, a qual pode ser um problema estético, mas também podem indicar problemas com a saúde bucal.
Por este motivo é de grande importância que você saiba cuidar corretamente dos seus dentes para sorrir sem culpa ou vergonha, e para uma boa estética e saúde da boca, veja logo abaixo as causas mais comuns de determinados problema e saiba retardar o aparecimento destes sinais do tempo:
-A primeira regra para ter um sorriso bonito é não fumar, reduzir a ingestão de café ou qualquer tipo de alimento que contenha cafeína, já esta substância em longo período em contato com os dentes pode amarelar ou até mesmo manchar.
-Cuidado com a sua escovação, isto é, escovar os dentes com muita força pode desgastar a camada translúcida de esmalte, e assim deixar a mostra a camada inferior, a dentina. Escove os dentes na medida certa e através de movimentos circulares para a realização da limpeza. Faça movimento de varredura com a escova, iniciando-os da gengiva a até a extremidade de todos os dentes. Remova todo o excesso de alimento que se acumula entre a gengiva e os dentes, e entre os dentes. Em seguida, faça o movimento de varredura na face interna dos dentes.
-Com o auxílio de seu dentista, procure escolher o melhor creme dental e a melhor escova para você.
-Crie o hábito de utilizar o fio dental, este item deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia, de preferência, antes de dormir.
-Evite mastigar chicletes, pois estas guloseimas desgastam os dentes, o que pode fazer com que os dentes sofra redução de tamanho.
-Para evitar o envelhecimento dos dentes e problemas com o seu sorriso é necessário escová-los dez minutos após cada refeição.
-Faça bochechos com água fria e utilize se possível, um anti-séptico bucal.
-Outra forma de garantir uma boa escovação é utilizando as escovas elétricas, as quais só devem ser utilizadas com orientação e indicação do dentista.
-Não se esqueça de escovar a língua, local em que se encontra a maior parte dos microorganismos, principalmente os responsáveis pelo mau hálito.
Dicas para ter uma pele linda
Ter e manter a pele sempre bonita e saudável não é uma das tarefas mais simples, mas também não é tão complicado quanto parece, sendo que para se sentir bem com a sua pele é recomendado investir alguns minutos do dia para cuidar dela. São raras as pessoas que não sofrem com espinhas na adolescência, e para estas o seu grande desejo é ter uma pele lisinha e linda, mas como conseguir esta proeza? É válido ressaltar que de acordo com alguns nutricionistas e especialistas, aquela famosa frase pode explicar o seu problema: ‘você é o que você come’. Desta forma, questione-se: ‘como está a sua alimentação?’. Além deste fator de grande importância para uma pele linda e saudável, veja as dicas voltadas para você ter a sua beleza em destaque:
-É necessário manter uma alimentação equilibrada e saudável, assim invista em legumes, frutas e verduras. Além disso, prefira carnes brancas e carnes vermelhas magras, e evite a ingestão de produtos industrializados e gordurosos.
-Faça a ingestão de pelo menos dois litros de água todos os dias para deixar a sua pele bem hidratada de dentro para fora, e de quebra você purifica o organismo.
-Evite ou modere a ingestão de açúcar, já que este alimento tem efeito prejudicial sobre o sistema digestivo e devido a sua ação acidificante no sangue, o que pode resultar no aparecimento de problemas cutâneos, sobretudo quando combinado com alimentos gordurosos, os quais impedem a respiração correta da pele.
-Evite fumar, isto é, deixe o tabagismo. Este causa sérios problemas a saúde, principalmente a pele, já que destrói a vitamina C que são responsáveis em manter as fibras de colágeno presas à pele e a pele fixa ao tecido adiposo subjacente. Além disso, o tabaco aumenta os radicais livres no organismo.
-Evite ou modere a ingestão de bebidas alcoólicas.
-Durma em média oito horas por dia.
-Realize a prática de atividades físicas, pois além de ajudar a levar o sangue e nutriente à pele, tonifica os músculos.
- Limpe, tonifique e hidrate a pele pelo menos duas vezes ao dia.
-Realize diariamente, a cada duas horas, a aplicação de um bom filtro solar para combater a ação dos raios nocivos a pele, mesmo em dias nublados.
-Saiba de descontrair e a levar uma vida menos estressante, isto é, sorria mais. Quando você fica tenso (a), a pele fica mais enrugada, com um aspecto velho e nada agradável
Insônia como resolver ?
Segundo pesquisas recentes, a insônia vem se tornando cada vez mais um problema comum no mundo ocidental, e seus casos vem aumentando principalmente com o avançar da idade. No Brasil, existem mais de 35 milhões de pessoas que sofrem com a insônia, e cerca de 33% da população acima de 16 anos tem este distúrbio noturno. Deste total, 45% das pessoas dormem mal e 80% têm insônia frequente, e muitos não sabem, mas a grande parte das pessoas com esta doença são mulheres. Geralmente, as pessoas que sofrem com insônia possuem grande agitação durante o dia, além de diversas obrigações que proporcionam grandes desequilíbrios na saúde emocional e corporal, ou seja, uma rotina cheia de situações críticas, como problemas financeiros, excesso de trabalho e atividades juntamente com pouco descanso, fazem parte da vida de muitas pessoas. Estas situações estão presentes exclusivamente no cotidiano dos adultos, assim as crianças e os jovens sofrem com momentos de estresse, necessidade de superar seus próprios limites, enfim, situações em que o seu organismo vai além do que pode suportar.
A insônia é a queixa de sono inadequado ou sua baixa qualidade devido a diferentes motivos, como sono não restaurador, acordar cedo demais, dificuldades em cair no sono e acordar várias vezes durante a noite. De acordo com especialistas, as condições que levam um indivíduo a sofrer com insônia são: estresse, ambiente barulhento, mudanças no ambiente ao redor, problemas no horário de dormir, beber álcool antes do horário de dormir, efeitos colaterais de medicamentos, fumar cigarro antes do horário de dormir, tirar aquela soneca excessiva de manhã ou de tarde, ter expectativa e/ou preocupação, ingestão de quantidade excessiva de cafeína e ter horários de dormir e/ou acordar irregulares ou alterados frequentemente. Pacientes que estão com insônia são avaliados por um profissional através do auxílio de um histórico médico e de sono, o qual pode ser obtido através de um diário em que o paciente anota os horários em que se deita e que se levanta ou a partir de uma entrevista com o parceiro (a) de cama. As investigações especializadas do sono podem ser solicitadas, mas caso haja somente a suspeita de que o paciente possa sofrer com desordens primárias de sono, como a apnéia ou narcolepsia.
O tratamento da insônia se inicia com o diagnóstico e com o tratamento dos problemas psicológicos ou médicos que possam estar causando este distúrbio noturno. Em seguida são identificados os comportamentos que podem piorar a situação e assim interrompê-los ou reduzi-los imediatamente através do uso de medicamentos para dormir, por exemplo. Há também algumas técnicas comportamentais que podem ser úteis para melhorar o sono, como a terapia de relaxamento, a de recondicionamento e a terapia de restrição. Desta forma, o tratamento pode variar de caso para caso ou de acordo com a disponibilidade e condições do paciente.
Como ter uma pele macia
Para que você tenha uma pele macia, hidratada e bonita é necessário que você crie um hábito diário de cuidados com a sua pele, dando uma atenção em especial para o seu rosto, região que fica mais exposta ao sol e outros fatores que podem contribuir para o aparecimento de manchas e outros problemas, por exemplo. Desta forma, os cuidados com o rosto devem se iniciar com a limpeza com sabonete específico para a área e para o seu tipo de pele, e em seguida realizar a aplicação de um tônico. Para que você consiga manter a pele do rosto livre do aparecimento de cravos, pelos encravos, espinhas e ainda controlar a oleosidade é indicado que você utilize produtos específicos para esta função, sendo que você pode encontrar no mercado dos cosméticos, linhas completas que combate estas características comuns da pele que podem ser evitadas. Além disso, é recomendado que você faça regularmente esfoliação da pele, mas isso não quer dizer que você deva recorrer sempre a uma clínica de estética, e se você é mais uma pessoa super ocupada ou que não tem tanto dinheiro, saiba que existem algumas receitas práticas e de grande eficiência para manter a sua pele sempre linda e macia. Assim, para que você não geste muito e tenha uma pele invejável, veja logo abaixo algumas das receitas mais utilizadas para a esfoliação da pele:
-Esfoliante de açúcar: Para esta receita você irá precisar de uma colher de sopa de açúcar cristal e uma colher de sopa de mel, seu preparo, consiste em misturar ambos os ingredientes. A sua aplicação deve ser feita com o rosto úmido e através de movimentos circulares e leves. Faça uma massagem em toda a face e remova após alguns minutos com água em abundância. Este esfoliante natural é indicado para as pessoas que possuem a pele com muitos cravos, e é válido ressaltar que a principio pode deixar a pele com certa vermelhidão, a qual desaparece em alguns minutos.
-Esfoliante de aveia: Para esta receita caseira de esfoliante você irá precisar de suas colheres de sopa de mel e duas colheres de sopa de aveia. Misture os ingredientes e aplique em toda a face através de movimentos suaves e circulares, e em seguida remova a mistura com água morna. Pelo fato de ser um esfoliante mais suave, o esfoliante de aveia é mais indicado para as pessoas que possuem a pele mais sensível.
As esfoliações citadas logo acima, a de açúcar e a de mel, são recomendadas pelo menos uma vez por semana, e quando realizar a esfoliação, não se esqueça de se proteger, ou seja, abuse do protetor solar facial e também de cremes hidratantes.
Como eliminar manchas da pele
Muitos não sabem, mas é no inverno que os tratamentos de pele proporcionam maiores resultados até porque a intensidade do sol é menor e a exposição a ele também é menor. Assim, se torna mais fácil clarear a pele e acabar ou amenizar com estas imperfeições que incomodam tanto, principalmente no verão. Contudo, é válido ressaltar que é nesta estação mais quente do ano que surgem a maioria das imperfeições na pele, como as temidas manchas devido ao excesso de exposição ao sol, mas engana-se quem pensa que somente a praia ou piscina pode resultar no aparecimento de manchas, pois a exposição diária também contribui para isso. Desta forma, os cuidados com a pele devem ser diários, incluindo uma boa limpeza, a aplicação de um bom protetor solar com pelo menos fator 15 FPS, seja em dias ensolarados ou nublados. Mas se você já adquiriu as temidas manchas na pele, saiba que existem alguns tipos de manchas, ao contrário do que todo mundo pensa, assim conheça-as:
-Melanoses solares ou manchas senil: Estas são manchas que possuem cor castanha, podendo ter tonalidade clara ou escura, e que podem aparecer a partir dos quarenta anos de idade e têm como principal causa o fotoenvelhecimento da pele, o qual é o envelhecimento do tecido resultante da ação solar. O rosto e as mãos são as principais regiões que sofrem com as melanoses pelo fato de sempre estarem em grande exposição ao sol.
-Melasmas: Estas são manchas castanhas que aparecem na região da face, as quais aparecem entre a combinação da predisposição genética e exposição ao sol, podendo assim estar relacionadas com o uso de anticoncepcionais ou durante a gestação.
-Sardas ou efélides: estas são pequenas manchas castanhas que podem aparecer em conjunto ou isoladamente, sendo que aparecem geralmente entre os três e cinco anos de idade, e são mais comuns em pessoas de pele e olhos claros. Muitas pessoas não sabem, mas é preciso ter cuidados com as sardas, pois com o tempo elas podem escurecer.
Quais são os tratamentos existentes para amenizar as manchas na pele? Veja-os logo abaixo, sendo que os preços entre eles podem variar de clínica de estética para clínica de estética e de região para região:
-Hidroquinona: Esta substância é utilizada na concentração de até 5%, sendo despigmentante, tendo a função de inibir a ação da tirosinase, enzima responsável pela produção de melanina. Pode ser utilizada no máximo em 9 meses, já que pode resultar em irritação, principalmente em pele sensível.
-Ácido kójico: Esta é uma substância despigmentante derivada do arroz, proporciona um resultado mais leve, sendo assim, pode ser adicionada ao ácido glicólico para aumentar a sua eficácia.
-Clarinskin II: Esta é uma substância extraída do gérmen de trigo, é despigmentante e tem a vantagem de ser permitida para gestantes.
-Idebenona: É também uma substância despigmentante que possui efeito clariado muito forte, por este motivo, tem como resulta diferentes reações adversas.
-Cosmocair C250: Esta substância equilibra a síntese de melanina e controla a melanina nas células da epiderme.
-Nano White: Esta substância possui relação com o arbutin e otros ingrediente que possuem efeito antioxidante, como a glutationa e as vitaminas C e E.
Contudo, o pelling é o tratamento realizado com ácido que possui um valor médio, e superior aos tratamento que têm como base cremes formulados, assim caso você fique em dúvida quanto ao tratamento para remover as manchas da pele, certamente o seu dermatologista indicará o melhor para o seu tipo de mancha. Como dica primordial você deverá se esquecer do sol por um longo tempo ou até o fim do tratamento, caso contrário você poderá fazer com que novas manchas surjam.
Dicas de maquiagem para o inverno
O inverno mais uma vez vem chegando e com esta estação do ano é necessário que nos adaptemos aos climas de temperatura mais baixa, tirando as blusas e calças mais grossas do guarda-roupa, e ainda a ter cuidados especiais com a pele. Você pode notar, enquanto a pele sofrer com determinados fatores no verão, no inverno são outros os problemas, como o ressecamento e a opacidade, desta forma, é preciso que você trate bem a sua pele de todo o corpo, como a hidratando muito bem com creme e evitando banhos muito quentes e demorados. Outro ponto importante a ressaltar sobre a pele no inverno é a maquiagem, a qual é considerada perfeita quando é a mais natural possível, que tem apenas a finalidade de realçar os traços mais marcantes da face, como os olhos e a boca. Contudo, a maquiagem em excesso além de ser totalmente fora de moda e de prejudicar o look, pode deixar a mulher com certa vulgaridade, assim é muito importante saber escolher a tonalidade e o estilo. E por falar em estilo, este é um fator que está totalmente ligado a tendência e moda, e de acordo com as últimas novidades das passarelas, o rosa é a cor do momento, apesar de que o inverno é estação das cores mais escuras e sem brilho. Diferentemente dos invernos anteriores, este anos o rosa esteve presente fortemente na estação passada e continua sendo tendência, mas em tonalidades mais fortes.
Além do rosa, o vermelho também chegará com força total tanto em batons quanto em blushes, sem brilho. Assim é recomendado que você utilize roupas com tonalidades rosa para o dia e vermelho para noite, mas se está a fim de ousar, saiba que você pode abusar de roupas de tonalidade ameixa ou vinho. Saiba que o pó e a base também acompanharão o estilo natural e não contarão com brilho, no entanto, a base deve ser utilizada apenas para fazer correções de imperfeições ou para uma maquiagem mais sofisticada. Já no dia-a-dia o uso do pó compacto basta, sendo que neste inverno a maquiagem com estilo mais natural e mais sóbrio é o que está na moda. As mulheres de pele clara podem usar abusar do rosa, enquanto as mulheres de pele mais escura deve optar pelas tonalidades de vermelho-laranja, por exemplo. Contudo, não pense que os olhos ficarão de fora, pois estas regiões do rosto poderão ser realçadas com o uso de máscaras para cílios na tonalidade preta, sendo que o marrom é indicado para as loiras. Abaixo dos olhos é recomendado que você utilize um lápis para definir o contorno dos olhos, criando um leve sombreado, enquanto as sobrancelhas devem ficar o mais natural possível.
Para as mulheres que possuem pouca sobrancelha, uma boa alternativa é recorrer a tatuagem de henna, sendo que a sua aplicação é feita em até vinte minutos e sua durabilidade pode chegar em até vinte dias. O efeito é super natural e a pessoa pode escolher o tipo de sobrancelha que deseja ter. No entanto, a grande novidade e o destaque neste inverno fica por conta da maquiagem artística, a qual é feita especialmente para quem deseja arrasar e brilhar na noite, já que as opções são as mais variadas e diversas, como purpurina a pintura de um desenho nos olhos.